Busca:
Quarta-Feira, 26 de Julho de 2017

Capa

Cadastre-se na Newsletter do JJ


    O que é RSS?
Fonte tamanho pequeno Fonte tamanho médio Fonte tamanho grande

VÁRZEA PAULISTA

11/01/2010

Beleza e controle ambiental


DIVULGAÇÃO A expectativa é que 800 orquídeas sejam plantadas ainda este mês nas ruas da cidade

A expectativa é que 800 orquídeas sejam plantadas ainda este mês nas ruas da cidade

Não é de hoje que Várzea Paulista luta para ser a cidade das orquídeas. Desde 2005, o governo da cidade atua para fixar a identidade ´Cidade das Orquídeas´ no município, com os objetivos de incentivar o turismo, o desenvolvimento econômico e social e divulgar os orquidários existentes na cidade. No mês passado, foi lançado o projeto "Várzea Paulista, Cidade das Orquídeas", que consiste no embelezamento da cidade com o plantio de orquídeas nas praças e árvores do município.

O objetivo é deixar a cidade mais bonita e fixar ainda mais a identidade do município. "Desde 2005 nosso governo tem feito esforços para fixar essa marca. Porém, faltava levar as orquídeas pra o cotidiano das pessoas", explica o secretário adjunto de Meio Ambiente do município, Marcelo Firmino. A iniciativa também tem outra finalidade. "O plantio das orquídeas vai contribuir para a análise e observação da qualidade ambiental da cidade, uma vez que este tipo de planta depende do clima ideal para se manter viva. Será um método interessante para avaliarmos a qualidade climática do município", salienta.

A expectativa é que as cerca de 800 orquídeas sejam plantadas durante o mês de janeiro e estejam floridas até a 6ª Orquivárzea, festa que acontece em agosto.  O plantio será realizado pela secretaria de Infraestrutura Urbana e pela supervisão de Meio Ambiente nas árvores mapeadas pelo projeto ´Levantamento de Arborização Urbana da Região Central de Várzea Paulista´, uma parceria entre a Prefeitura e a ONG Coati. O trabalho foi elaborado no ano passado, em 70 ruas, onde foram registrados 54 tipos de árvores, sendo as mais comuns as espécies Focus e Ipê Amarelo.

A Praça Castro Alves já recebeu 30 orquídeas floridas, doadas pelo orquidário Biorchids. Nesta primeira etapa, serão plantadas flores na região central do município, incluindo, além das árvores das vias públicas, o Paço Municipal e as praças da Árvore e da Liberdade. "Vamos depois avaliar a possibilidade de ampliar o plantio para outras regiões da cidade, levando a beleza das orquídeas para os bairros. Vamos precisar muito da ajuda da população, que será a principal responsável por ajudar a Prefeitura a evitar casos de depredação e vandalismos nas flores", reforça Firmino.


Educação ambiental - Na biodiversidade tropical, em biomas como a Mata Atlântica, quase todas as árvores de uma floresta apresentam epífitas, ou seja, plantas herbáceas que apenas usam a árvore como suporte, sem prejudicar e sugar nada, e neste grupo estão as orquídeas. Sua importância no ambiente vai muito além da beleza, sendo bioindicadoras do estado de conservação da floresta, contribuindo, dependendo da espécie, com o fornecimento de recursos alimentares e água à cadeia alimentar e na ciclagem de nutrientes das plantas ao seu redor.

Pensando nisso, outro fator destacado pelo secretário quanto à inserção de orquídeas no meio urbano é a educação ambiental junto à população. "Além de enfeitar a cidade, o plantio das orquídeas será uma forma de educação ambiental, uma vez que precisamos do apoio de todos para que essas plantas perdurem e floresçam." De acordo com Firmino, se 60% das orquídeas florirem em agosto, é um sinal de que a cidade está com uma qualidade ambiental boa. "Abaixo desse índice teremos que analisar os motivos, que podem ser tanto pelo clima e poluição da cidade, como por pragas.

TERESA ORRÚ

Imprimir Enviar para um amigo Comentário




Modulinho

Costureira. Lavanderia seleci
ona c
ostureira com experiênci
a em ajustes e consertos (roup
as masculina , feminina) Se
Vc tem experiência ligue 94188
-0102

Jardim Santa Gertrudes, 1qua
rto grande, cozinha wc, quinta
l independente, p/ casal ou
pessoa sozinha, garagem a comb
inar, direto c/proprietário. 9
.8635-0194(WhatsApp)/4537-1760
c/Eduardo