Busca:
Terça-Feira, 27 de Junho de 2017

Capa

Cadastre-se na Newsletter do JJ


    O que é RSS?
Fonte tamanho pequeno Fonte tamanho médio Fonte tamanho grande

HISTÓRIA

09/10/2011

´Luana´ deu origem à ONG


ALEX M. CARMELLO A yorkshire Pity (no colo da psicóloga Letícia) e a golden retriever Tequila) são atrações no Hospital Mário Gatti

A yorkshire Pity (no colo da psicóloga Letícia) e a golden retriever Tequila) são atrações no Hospital Mário Gatti

A vida de Daniel Ribeiro Jansen Ferreira, 33 anos, mudou quando ganhou a labradora Luana, há sete anos. O animal ajudou a melhorar a coordenação motora de Daniel. O rapaz sofre de Síndrome de Aspenger (uma variação do autismo). Passou a ganhar confiança e aprendeu a abraçar - coisa que não fazia antes de Luana. Quatro anos depois de ´ganhar´ a amiga, Daniel se formou em biologia na Unicamp, depois defendeu tese de mestrado em biologia marinha - é o primeiro autista a concluir este nível de especialização no País.

Essa foi a inspiração para que a mãe dele, Sílvia Ribeiro Jansen Ferreira, fundasse a Ateac. "Depois de ganhar a Luana, meu filho começou a sorrir, abraçar e brincar. Senti que isso deveria ser expandido para que outros pais, com crianças com deficiências semelhantes, pudessem ter a mesma alegria que eu", diz Sílvia. Os trabalhos da ATEAC são feitos por cerca de 60 cães e 50 pessoas. Os assistidos podem passar a mão, abraçar e fazer todo o tipo de carinho com os cães. Afinal, o mais importante é a interação.

O sucesso da terapia já ultrapassa as fronteiras do Hospital Mário Gatti. Os cães-voluntários da ATEAC também têm visitado os pacientes autistas da Adacamp (Associação para o Desenvolvimento de Austistas em Campinas); a Associação Pestalozzi (com pacientes de deficiências múltiplas); o CEVI (Centro de Vivência Infantil); o Centro Corsini (abrigo de crianças); o Hospital das Clínicas da Unicamp; o Hospital Ouro Verde - todas em Campinas. Agora, Tequila e companheiros fecharam mais um ´trabalho´: vão alegrar os pacientes do Hospital Municipal de Nova Odessa. O telefone da ONG é (19) 3287-7317.

Imprimir Enviar para um amigo Comentário




Modulinho

Banca de jornal, Ponte São
João, Av. Antenor Soares Gandr
a,de frente a casa Lotérica,
doc ok, . 3446-0974

New Fit 2013, cinza , comple
to mais air bag, R$36.500,00
99627-4088/ 7750-0254